Comunista: O cérebro lavado que ainda acredita em paraíso de burocrata!

🎧 Ouça este artigo:

O comunista é uma piada ambulante de mau gosto. Um tipo que se acha intelectual porque leu dois trechos mal traduzidos do Manifesto Comunista, assistiu três vídeos de YouTube e agora se sente no direito de ditar a vida de todo mundo. Ele olha pro mundo e só enxerga exploração, inequidade e maldade capitalista. A solução genial dele? Entregar tudo pro Estado. Esse mesmo Estado que ele xinga quando toma multa, quando a polícia para ele ou quando o imposto come metade do salário. Mas ama de paixão quando o discurso é “justiça social”, “redistribuição” e “controle popular”. Hipocrisia pura, embalada em linguagem de militante de boteco.

Essa gente não quer liberdade. Quer controle total. Quer que um burocrata medíocre, um político ladrão ou um funcionário público preguiçoso decida quanto você ganha, o que você come, onde você mora, o que você pode falar e até o que você pode pensar. Comunismo nunca foi sobre igualdade. Foi sempre sobre igualar todo mundo na miséria, enquanto a elite do Partido vive em mansões, come caviar importado, viaja de jatinho e manda o povo passar fome em nome do “bem coletivo”. Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, União Soviética, Camboja, China… A lista de fracassos sangrentos é tão longa que só um retardado mental ainda tem coragem de defender isso.

Eles falam de “Estado forte” como se fosse virtude. Estado forte é só eufemismo pra violência organizada com carimbo oficial. Imposto é roubo com recibo. Regulamentação é o Estado te impedindo de produzir, de inovar, de contratar, de viver. Controle de preços? Escassez garantida, fila quilométrica e mercado negro. Nacionalização de empresa? Fábrica quebrada, produto sumindo e o povo comendo terra. Todo argumento comunista se resume a uma frase simples: “vamos forçar as pessoas a fazerem o que eu acho certo”. Não existe consentimento. Não existe escolha voluntária. Só a bota do Estado no pescoço de quem produz valor.

O comunismo promete paraíso e entrega inferno. Promete pão e entrega fome artificial. Promete liberdade e entrega gulag, campo de reeducação e parede de fuzilamento. Promete igualdade e entrega privilégio absurdo pra quem está no poder. O cara que defende isso não é solidário. É invejoso de carteirinha. Não aguenta ver alguém melhor, mais rico, mais competente ou mais trabalhador. Prefere destruir tudo e nivelar por baixo do que competir de igual pra igual. É o clássico pensamento de quem perde: “Se eu não posso ter, ninguém vai ter”.

E o pior de tudo: eles ainda se acham os bons. Os “humanistas”. Os “defensores do povo”. Enquanto isso, os países que mais se aproximaram do capitalismo livre são exatamente os que tiraram bilhões de pessoas da pobreza extrema nos últimos cem anos. Os que abraçaram o Estado controlador, o planejamento central e a propriedade coletiva estão na merda até hoje, gerando refugiados, fome e ditadura. Mas o comunista não liga pra realidade. Prefere a fantasia. Prefere o discurso bonitinho. Prefere continuar sendo o útil idiota de quem realmente manda e lucra com o poder.

Olha pro histórico sem maquiagem. União Soviética: dezenas de milhões de mortos de fome e repressão. Camboja: transformou o país em campo de extermínio em nome da pureza ideológica. Venezuela: o país com as maiores reservas de petróleo do mundo virou um cemitério econômico onde o povo come do lixo e foge a pé. Cuba: mais de sessenta anos de ditadura familiar, pobreza generalizada e elite do Partido vivendo como reis. Toda vez o mesmo roteiro: promessa de igualdade, seguida de escassez, seguida de repressão, seguida de “não era socialismo de verdade”.

O comunista moderno adora esse truque. Quando dá merda, ele fala que “não era comunismo de verdade”. Quando dá certo em algum pedaço de capitalismo, ele fala que “é graças ao Estado”. Ele nunca assume o fracasso. Nunca olha os números. Nunca compara Coreia do Norte com Coreia do Sul. Nunca compara Alemanha Oriental com Ocidental. Nunca compara a China antes e depois de liberar o mercado. Porque a comparação mata a ideologia. E ideologia morta não serve pra manter o status de “revolucionário”.

Eles odeiam o lucro, mas usam iPhone. Odeiam o empresário, mas querem emprego na empresa dele. Odeiam o capitalismo, mas vivem dos produtos e serviços que só existem por causa dele. Odeiam a propriedade privada, mas trancam a porta de casa. Odeiam a desigualdade, mas nunca abrem mão do próprio celular, da própria roupa de marca ou do próprio notebook. A coerência não existe. Só existe o desejo de controlar o próximo através do Estado.

O Estado que eles defendem não é neutro. É uma máquina de coerção. Ele não “cuida” de ninguém. Ele extrai recursos de quem produz e distribui migalhas pra comprar votos e lealdade. Educação estatal? Indoutrinação. Saúde estatal? Fila, falta de remédio e médico desmotivado. Segurança estatal? Polícia seletiva e bandido solto. Moeda estatal? Inflação que rouba o salário do trabalhador todo mês. Tudo que o Estado toca vira merda mais cedo ou mais tarde, porque não existe incentivo real e não existe cálculo econômico racional sem preços livres.

Sem propriedade privada e sem preços de mercado, o planejamento central é cego. O burocrata não sabe o que produzir, quanto produzir, pra quem produzir. Ele só adivinha e impõe. Resultado: desperdício, escassez e pobreza. O comunista ignora isso porque a ideologia não permite dúvida. A fé no Estado substitui a razão.

O comunista fala de “exploração” como se o salário fosse roubo. Ignora que o emprego é troca voluntária. Que o empresário arrisca capital, organiza produção e cria oportunidades que não existiam. Que o trabalhador aceita o acordo porque é melhor do que a alternativa. Que a riqueza não é bolo fixo a ser dividido, mas algo que se cria. Mas admitir isso destrói a narrativa de vítima. E o comunista precisa da narrativa de vítima pra justificar o roubo legalizado.

Eles querem controlar a mídia, a educação, a cultura, a linguagem. Querem decidir o que é permitido falar, o que é “discurso de ódio”, o que é “desinformação”. Porque a verdade é inimiga da ideologia. Quando os números mostram que o socialismo empobrece, eles mudam o assunto pra “racismo”, “machismo” ou qualquer outro desvio. Quando a realidade bate na cara, eles inventam novas desculpas. Nunca revisam a premissa central: que o Estado deve controlar a vida econômica e social.

No fundo, o cara que gosta de comunismo não quer um mundo melhor. Quer um mundo onde ele não precise se esforçar tanto. Onde a responsabilidade individual sumiu. Onde o Estado resolva tudo e culpe o “sistema” quando der errado. É preguiça disfarçada de ideologia. É covardia moral. É inveja transformada em programa político. E enquanto existir um imbecil defendendo isso com ar de superioridade moral, o resto de nós vai continuar tendo que carregar o peso dessa ilusão suicida.

A alternativa não é misteriosa. É liberdade. Propriedade privada. Trocas voluntárias. Responsabilidade individual. Mercado aberto. Estado mínimo ou, melhor ainda, nenhum. Tudo que o comunismo promete e nunca entrega, o capitalismo real já entrega há décadas: mais comida, mais tecnologia, mais expectativa de vida, mais mobilidade social, mais liberdade de escolha. Mas o comunista prefere a fantasia do paraíso igualitário do que a realidade imperfeita da liberdade. Porque a liberdade exige esforço. E esforço não combina com a mentalidade de quem quer que o Estado faça tudo por ele.

No fim das contas, o defensor do comunismo é o maior inimigo do pobre que ele diz defender. Porque o caminho que ele propõe já foi testado dezenas de vezes e sempre terminou no mesmo lugar: pobreza, repressão e morte. Ele só não admite porque admitir seria destruir a própria identidade. E identidade ideológica, pra esses tipos, vale mais do que a vida de milhões.

Divulgue este conteúdo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Picture of Felipe Viotti Antevere

Felipe Viotti Antevere

Sou um observador crítico da política, da economia e das transformações sociais contemporâneas. Escrevo sobre liberdade, responsabilidade individual, imigração, cultura e comportamento humano, sempre com o objetivo de questionar narrativas estabelecidas e provocar o pensamento independente.